quarta-feira, 31 de julho de 2013

A lot of, Lots of, a lot, many, much

A lot of
Primeiramente gostaria de falar sobre essa preposição "of" no final. Por causa dessas duas letrinhas fiz a maior confusão em um banco lá em Londres onde estudei.
 Muitos acham que se fala como se lê, com f no final.
 Eu também caí nessa de falar of. Um dia  quando eu fui conversar com o gerente do banco onde eu tinha uma conta de estudante. (Se trata de uma conta que todos os estudantes estrangeiros são obrigados a ter).
Eu falava e falava... e o gerente não entendia o porquê eu falava tanto a palavra off.
 A pronúncia correta de of (com um f só) na verdade é ov  (que significa "de") E  era o que eu tanto falava mas pronunciava errado.
Se você pronunciar "of" como of mesmo a pessoa vai entender off (com dois fs)  que significa desligado, desconectado ,descontoe etc. Este sim tem pronúncia of. ( E era isso que ele entendia, ele até pensou que eu queria fechar a conta de tantos ofs. rsrsrsrs;

E foi ai a confusão, todas vez que eu falava of (de) ele entendia off (desconectar).
Ainda bem que no final ele sussurrou um "oh, you mean ov"( oh, você quer dizer "de") e foi ai que eu fiquei com cara de nada e entendi que nós temos que saber perfeitamente as pronúncias para não passar a vergonha que eu passei.




Tenho que dizer que foi um pouco dessa vergonha que hoje sou tão vibrada em pronúncia.
Bem, agora podemos voltar ao A Lot of.

A lot of / Lots of significa muito(a)/muitos(as), assim como "bastante" em português e ele poderá ser usado tanto com substantivos contáveis ou incontáveis.
Geralmente é usado no início ou meio da frase.

 I have a lot of pens.  
Eu tenho muitas/bastante canetas.               (pens aqui é contável pois é possível usá-lo no plural)


I have a lot of money.
Eu tenho muito/bastante dinheiro           (Money(dinheiro) é incontável, nós não falamos tenho "muitos dinheiros", nós falamos tenho muito dinheiro, isto é, é incontável porque não é possível falarmos no plural.).



A lot.
Sem o of no final, é usado no final da frase.
 He travels a lot.  ( Ele viaja muito/bastante.)
 He drinks a lot. (Ele bebe bastante)

Much
Assim como eu disse acima existe substantivos contáveis e incontáveis.
Much significa muito/ muita (note que não tem "s"  no final, então é incontável) Isto é, não pode ser enumeráveis.

She looks much older now. (Ela parece muito mais velha agora).
I don't have much money. (Eu não tenho muito dinheiro).
There is much to do!    (Há muito o que fazer!)
I don't drink much coffee.   Eu não bebo muito café.
















Many
Many  significa muitos e muitas (Note que neste caso estão no plural) Isso significa que usamos many em frases com substantivos no plural.

I have many friends. (Eu tenho muitos amigos) Aqui o substantivo "amigo" é contável. Isto é, pode se acrescentar "s" para que fique no plural ou pode ser enumerado.




Para fazermos perguntas temos  que usar  How much...?( Quanto/ Quanta...?)
Eu já fiz um post sobre o How much.
 Deem uma olhada no post: Diferenças entre How much x How many.



Exercícios:
Você tem que observar se o substantivo é contável ou incontável.
Na dúvida você pode usar a lot of pois este é neutro e pode ser usado tanto no contável como no incontável.

________ books are written about children.
I'm sorry but I don't have _______time. 
She drinks _________tea in the morning. 
The children eat____________vegetables.
Are there ________students in the classroom?
They didn´t give me _________information.
He doesn´t have________patience.
There are ________cars outside.
We eat ________bread in the morning.












Fonte figuras: google imagens