sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Going to - regras

Going to acredito que seja uma das palavras que mais falamos ou pensamos no nosso dia a dia que é a palavra, vou ou vai, já começa logo de manhã quando abrimos os nossos olhos e antes mesmo de sairmos para um compromisso na qual você sabe que vai ter que fazer.
Eu vou levantar, eu vou escovar os dentes, eu vou tomar café, eu vou me trocar, eu vou... eu vou... ela vai..., nós vamos... eles vão... notaram quantos going to vocês usaram
ou porque é uma rotina diária ou porque é algo que você tem planejado fazer, até ai já foi dito isso ou pensado várias vezes mesmo que inconcientemente. Vejamos:


Vai começar por mim agora,querem ver ?


Eu vou explicar( I am going to explain) as regras do going to para vocês.


E eu vou explicar isso para vocês agora. Eu vou porque planejei isso antes, isto é, tudo que planejamos fazer você diz eu vou... ou ela vai..., nós vamos..., eles vão...


Vamos começar assim: a palavra vai tem três letrinhas não é? VAI. Então para vocês lembrarem da regra, lembram do vai ou vou. Você tem que pôr sempre um sujeito, ex: I, um verbo be (conjugado para o sujeito que você esta usando, neste caso para o sujeito Eu) AM + o going to...


V A I ( Não se esqueçam 3 letrinhas -3 palavrinhas = EX:
I+ am + going to -
V+ A + I

I am going to... Eu vou ...

He is going to... Ele vai...
She is going to... Ela vai...
It is going to... Isso vai...


You are going to ... você vai..., vocês vão...
We are going to... Nós vamos
They are going to... Eles vão... ou Elas vão...


I am going to... Eu vou...segue um verbo ou no caso o substantivo casa ex: Eu vou para casa( I´m going home) porém sem o to.

Então não se esqueçam das três letrinhas e em seguida um verbo. Não dá para falar que você vai...mas vai fazer o quê? Então não se esqueçam que quando eu vou,você vai, ele vai sempre vamos fazer algo por isso é necessário o verbo.

I am going to study. Eu vou estudar.

He is going to travel. Ele vai viajar
She is going to teach. Ela vai ensinar
It is going to fall. Isso vai cair

You are going to learn. Você vai/Vocês vão aprender
We are going to eat. Nós vamos comer
They are going to arrive. Eles/Elas vão chegar

Essas frases estão no presente e são afirmativas. Quando for fazer interrogativas tem que inverter o sujeito e verbo to be.( Nas interrogativas o am is are vem sempre primeiro que o sujeito)

Ex: Is He going to study? (interrogativa)
He is going to study. (afirmativa) (Observe que o He e o is mudaram de lugar)


Também pode se fazer perguntas negativas .

Isn´t He going to study? ( Ele não vai estudar? ) (Continua como a interrogativa acima a diferença é que na negativa acrescentou-se o not (n´t).

Aren´t you going to travel? (Você não vai viajar?)

Frases negativas.

He isn´t going to study. (Ele não vai estudar)
You aren´t going to travel. ( Você não vai viajar)


Até aqui nós falamos dos going to no presente, eu vou, ela vai nós vamos e etc...mas também tem no passado mas não se traduzir como: eu vou (presente) e eu fui (passado) Neste caso eu teria que usar o verbo went que é o passado do verbo go mas a frase ficaria como eu fui...(I went) o que estaria falando de um passado simples mas aqui estamos falando de uma ação no passado.

A tradução do passado do going to fica como Eu ia ...Eu estava indo, Ele ia...ou Ele estava indo, Nós iamos... ou Nós estávamos indo etc.
A diferença é a troca do verbo to be do presente para o passado am is - (presente) para Was e Were (passado do are )


I was going to study. ( Eu ia estudar ou Eu estava indo estudar )
He was going to travel. (Ele ia viajar ou Ele estava indo viajar)
She was going to teach. ( Ela ia estudar ou ela estava indo ensinar )
It was going to fall. (Isso ia cair )

You were going to eat. (Você comer ou Você estava indo comer)
We were going to cook. (Nós iamos cozinhar ou Nós estávamos indo cozinhar)
They were going to speak. ( Eles/Elasi am falar ou Eles/Elas estavam indo falar).

Um comentário:

Rô Freitas disse...

Que legal que vc tem um blog, achei por acaso, estou tentando falar para vc que vou voltar as aulas, só este mês que foi complicado. Vou repor estas que perdi também...